domingo, 31 de março de 2013

A Fábula das Três Árvores

Havia no alto de uma montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam no futuro depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal até me disponho a ser cortada." A Segunda olhou para o riacho e suspirou: "Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas." A terceira árvore olhou o vale e disse: "Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores nada ecológicos e cortaram as três árvores, ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... que pena! A primeira árvore acabou sendo transformado num coxo de animais, coberto de feno.

A Segunda árvore virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando gente e peixes todos os dias.

E a terceira árvore, cortada em grossas vigas foi colocada de lado num depósito.

E todas as três perguntavam desiludidas e tristes: "Para que isto?"

Mas. Numa certa noite cheia de luz e estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que servia de manjedoura para o salvador do mundo.

A Segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que cansado dormiu no barco. Mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, este homem levantou e disse: PAZ! E num relance, a Segunda árvore entendeu que estava carregando o rei do céu e da terra.

Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando sua vigas foram unidas em formas de cruz e um homem pregado nela. Sentiu-se crucificada pelo homem. Mas no Domingo seguinte o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore, entendeu que nela havia sido pregado alguém para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos... Mas a sua realização fora mil vezes melhor e mais sábia do que haviam imaginado.

Fonte: internet.

sábado, 30 de março de 2013

A Lição do Jardineiro

Um dia, o executivo de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.

Chegando em casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.

Quando terminou, o garoto solicitou ao dono da casa permissão para utilizar o telefone e o executivo não pôde deixar de ouvir a conversa.

O garoto ligou para uma mulher e perguntou: "A senhora está precisando de um jardineiro?"

"Não. Eu já tenho um", foi a resposta.

"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo."

"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso."

O garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço."

"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora."

"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível."

"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa."

Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores."

"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom."

Desligado o telefone, o executivo disse ao jardineiro: "Meu rapaz, você perdeu um cliente."

"Claro que não", respondeu rápido. "Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo."

Fonte: Internet.

sábado, 9 de março de 2013

A Cadeia da Informação

DE: Diretor-Presidente.
PARA: Gerente.

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17:00 horas, o cometa Halley estará nesta área.
Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobre o cometa Halley.


DE: Gerente.
PARA: Supervisor.

Por ordem do diretor-presidente, na sexta-feira, às 17:00 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor,reúna os funcionários, todos com capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nú.


DE: Supervisor.
PARA: Chefe de Produção.

A convite do nosso querido diretor, na sexta-feira às 17:00 horas, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nú no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.


DE: Chefe de Produção.
PARA: Mestre.

Na sexta-feira, às 17:00 horas, o diretor, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nú, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da fábrica.


DE: Mestre.
PARA: Funcionário.

Todo mundo nú, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio na próxima sexta-feira, às 17:00 horas, pois o manda-chuva (o diretor) e o senhor Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 78 anos.


E FINALMENTE NO QUADRO DE AVISOS.....

Na sexta-feira o presidente fará 78 anos, e liberou geral para a festa, às 17:00 horas no refeitório. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nú e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto no pátio, mesmo com chuva.


Moral da história: Muitas vezes uma informação passa por diversas pessoas ou meios até chegar a você. Na dúvida procure a fonte para ter certeza se aquilo que você está ouvindo ou repassando é mesmo verdade.

Fonte: Internet.

domingo, 3 de março de 2013

Mercado de Trabalho: Saiba como competir e o melhor, vencer!



Por Eduardo Gonçalves.


Vivemos em tempos competitivos. O mercado de trabalho nos traz desafios todos os dias e nos faz sentirmos no dever, e na maioria das vezes, na obrigação, de estarmos constantemente atualizados nos mais variados assuntos, sendo estes, ligados ao ambiente profissional, educacional, ou até mesmo na roda de amigos ou com a família. Para onde olhamos, existe sempre um horizonte novo, uma idéia nova, um lugar a ser descoberto. E com a internet, mais precisamente as redes sociais e redes de notícias, isto ficou mais intensificado, pois a informação voa a uma velocidade surpreendente.
Embora isto seja motivo de entusiasmo, na realidade, num primeiro momento, este cenário se parece mais com um campo de batalha. Na trincheira é preciso estar preparado e atento para não ser “abatido” pelos diversos competidores (ou melhor, concorrentes) que estão ali na mesma estrada que você, brigando pela sobrevivência profissional e social. É preciso estar preparado, dando o suor e muitas vezes o sangue para defender seu território. Nesse meio tempo somos derrubados várias vezes. Pensamos em desistir e largar o remo, mesmo sabendo que não podemos nos dar o luxo de perder as esperanças, muito menos, cruzar os braços.
Focando no âmbito profissional, a cada dia, se agregam mais atividades as habituais e se trabalha muitas horas durante o dia. As profissões estão sofrendo fusões, muitas já não existem mais e dão lugar a outras, mais arrojadas, digamos assim. Talvez seja por isso, que está cada vez mais difícil encaixar-se nos requisitos curriculares. Para ter uma ideia, podemos pegar como exemplo á área da tecnologia, sendo mais preciso ainda, o desenvolvimento de software. No início, quando as primeiras tecnologias começaram a surgir, existiam basicamente dois tipos de profissionais dentro do desenvolvimento de software para computadores, não desmerecendo é claro a importância de outras profissões.  Um deles era o Analista de Sistemas e o outro, o Programador de Sistemas. Era o Analista de Sistemas, o responsável por analisar todos os requisitos de construção de um sistema, analisando e projetando o mesmo da forma mais adequada ao objetivo. O outro era o Programador de Sistemas, hoje também chamado de Desenvolvedor de Sistemas. Seu papel era escrever toda aquela quantidade enorme de linhas de códigos, fruto do trabalho do analista, e os implementar de maneira a atingir o objetivo. Pois bem. Hoje, o panorama mudou na maior parte das empresas de tecnologia, e no meu ver, isto se tornou um fator positivo tanto para o profissional quanto para o mercado de trabalho.
No auge permanente da tecnologia, estas duas áreas mesclam-se e dá origem a um profissional dinâmico, que não fica mais “grudado” no computador todo o tempo, como antes acontecia, e participa mais da criação e implantação dos processos ligados a diferentes áreas, opinando e buscando soluções. Este é o perfil que as empresas de tecnologia estão procurando. Pessoas que interajam com as mais diversas situações de negócio, e que se dediquem a vestir à “camisa” para que o time vença. Trata-se de um perfil proativo, alguém seguro de suas responsabilidades e atento para tudo que acontece dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Pessoas que amam o que fazem e estão dispostos a correr atrás dos desafios, saindo na frente dos riscos e enfrentando-os. As empresas estão à caça de pessoas com este perfil. Profissionais que não só matam um ou dois leões por dia, mas sim, dragões. E isso não está fadado apenas à área de Tecnologia. Hoje se fala muito na Carreira em “Y”* dentro das empresas.
Isto pode se torna ótimo para o profissional, pois, ele pode aprender muitas coisas novas que até então não conhecia, e que muitas vezes não sabia que tinha habilidades natas para desenvolver, e acaba estreitando o convívio com outras áreas e pessoas, ampliando sua network. Pelo lado da empresa, a mesma fica satisfeita, pois tem a segurança de ter em sua equipe alguém a altura para ajudar a tocar o barco adiante, alguém confiável e que almeje o sucesso, mutuamente. Um profissional disposto a ampliar o leque de conhecimento, trazendo grandes avanços e melhorias para todo ambiente de trabalho, para o grupo o qual pertence e para a empresa como um todo.
É importante também, deixar em evidência que as empresas apostem nisto. Apostem na capacitação de seus profissionais, no sentido de torná-los aptos para explorar novos caminhos e assim, fazer com que evoluam juntamente com a ela. Valorizá-lo é de extrema importância. Isto não deve ser privilégio apenas para os profissionais do ramo da tecnologia, mas para todos os profissionais do mercado de trabalho, médicos, engenheiros, profissionais do ramo industrial e principalmente da educação. As organizações precisam de pessoas que acreditem que o trabalho o qual estão realizando é algo que gerará frutos e com certeza trará benefícios para todos os envolvidos.
Outro ponto importante. O profissional deve ser expressivo. Uma pessoa que consegue se expressar de forma clara e objetiva, também consegue vender suas idéias e passá-las para outras pessoas o sentido das coisas. Não espere que a solução venha do céu ou que outras pessoas tragam as coisas mastigadas para você. Corra atrás! Mexa-se! Agora! Não perca tempo (mas espere, termine de ler este artigo primeiro). O ditado popular é antigo, mais é muito certo: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário [Einstein]”. Crie novas soluções. Ponha à prova velhos conceitos, crie novas roupagens para aquilo que já existe, mude pré-conceitos. Construa grandes fontes de conhecimento e tenha a humildade em compartilha-las. Outro ponto indiscutível está relacionado a exatamente isto, à capacidade de sermos humildes. Cultive este sentimento em sua vida, não só no meio profissional, mas também, na família e com os amigos. Passe seu conhecimento adiante. Aprender e não passar adiante o conhecimento adquirido, de nada adianta. Você pode estar guardando uma idéia fabulosa e pode se arrepender mais tarde por tê-la mantida escondida dos outros. Troque idéias com seus amigos e colegas de trabalho. Ajude e seja ajudado.
Mediante todos estes atributos, parece ser impossível que um ser humano possa ser dotado de tantas qualidades e de quebra, muitas vezes, agüentar a cara veia do colega ao lado (ou até mesmo a sua, quando está frustrado), as cobranças do seu chefe ou até as pressões diárias do mundo corporativo, econômico e social. Mas lembre-se, é preciso ter cautela e garra, e o principal, muita paciência para alcançar o objetivo esperado. Thomas Edison já dizia: “1% inspiração e 99% transpiração” . Modifique as coisas aos poucos e corra no sentido daquilo que você deseja, e que seja bom para todos os envolvidos. Trace metas e objetivos, e sonhe mesmo, mas não saía do chão, não esqueça coloca-los em prática. Mostre pra que veio! Faça aquilo que mais se encaixe com sua personalidade, monte seu perfil e seja feliz naquilo que faz. Desta forma, você estará construindo um futuro de sucesso e fazendo com que sua formação pessoal e profissional seja um prazer cotidiano.

Carpe Diem
(Aproveite o dia)


*Sistema de promoção cujas ramificações representam evoluções hierárquicas paralelas em um eixo de gestão e um eixo técnico especialista. Fonte: revistabsp.com.br
Trata-se de um conceito de plano de carreira adotado cada vez mais pelas empresas que prezam pelas políticas de gestão e retenção de talentos. Fonte: blumenauti.com.br