segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Frases e Idéias do livro: O Futuro da Humanidade - parte 1

"A vida é um ponto de interrogação. Cada ser humano, seja ele um intelectual ou iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta."

"A sabedoria de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência de que não sabe."

"Há dois tipos de Deus: um Deus que criou os homens, e outro que os homens criaram."

"Princípio da corresponsabilidade inevitável: as pessoas jamais são completamente separadas umas das outras. Nossos comportamentos afetam de três modos as pessoas: alteram o tempo delas; alteram a memória delas, através do registro desses comportamentos; e alteram a qualidade e freqüência das suas reações. Alterando o tempo, a memória e as reações das pessoas, modificamos seu futuro, sua história. Os mínimos comportamentos podem interferir em grandes reações na História. Se Hitler tivesse sido aceito na escola de belas-artes, talvez tivéssemos tido um artista plástico, ainda que medíocre, e não um dos maiores psicopatas da história. Portanto, o princípio da corresponsabilidade inevitável demonstra que nunca podemos ser uma ilha na humanidade."

"Por que não é possível se alienar ou se isolar socialmente de maneira pura, completa, absoluta? Porque a ausência de uma reação já é uma ação em si, é a ação da não reação. A não reação contribui para a ação dos outros."

"O maior favor que se pode fazer a uma semente é enterra-lá."

"As universidades se multiplicaram, mas a formação de pensadores não aumentou."

"O conhecimento humanista produz idéias. As idéias produzem sonhos. Os sonhos transformam a sociedade."

"O que é mais importante para formar um pensador: a dúvida ou a resposta pronta? Por transmitir o conhecimento pronto, vocês estão formando repetidores de idéia e não pensadores. O sistema acadêmico tem aprisionado o ser humano e não libertando sua inteligência."

"Saia do lugar comum."

Nenhum comentário:

Postar um comentário